Tratamentos

ORTODONTIA

É a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos faciais posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente.

Existem os aparelhos móveis e os fixos.

  • Aparelhos móveis:
    São encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas). Hoje em dia, existem aparelhos transparentes em que as peças de suporte se confundem com a coloração do dente buscando uma melhor estética.

  • Tipos de aparelhos fixo:

    • Convencionais: o arco mantém-se preso a cada um dos bráquetes através de borrachinhas e a movimentação dentária é favorecida através de dobras e do uso de acessórios, como molas e elásticos.
      É necessária manutenção mensal para que o ortodontista aperte regularmente o aparelho dentário, obrigando os dentes a moverem-se continuamente no sentido desejado. Os aparelhos fixos convencionais podem ser de bráquetes metálicos, para fins terapêuticos, e de bráquetes transparentes, para fins estéticos.

    • Autoligáveis: possuem a tecnologia mais avançada existente no mercado, cujos bráquetes são os mais modernos e os arcos adequados a cada estágio do tratamento, proporcionando ótimos resultados em um tempo menor de tratamento, em manutenções mais espaçadas, em média a cada 3 meses.
      O sistema dispensa o uso das borrachinhas e acessórios, promovendo uma maior força para mover o dente, pois, apresenta um encaixe próprio que fixa o arco mantendo o fio ativado durante mais tempo.
      A ausência de borrachinhas favorece uma melhor higiene bucal, evitando assim o aparecimento de cáries. Também podem ser metálicos e estéticos.

[início]